Alimentação da Mãe

Não há dieta rigorosa que a mulher que amamenta deve seguir para evitar cólicas que os bebês, inevitavelmente, vão apresentar nos primeiros meses de vida. Deve sim alimentar com uma dieta bastante equilibrada, preocupando-se em ingerir uma quantidade maior de líquidos, para assegurar a produção de leite para o bebê. Alimentos que devem ser ingeridos com moderação, pois podem provocar irritabilidade nas crianças são os que contém cafeína como, por exemplo, chá preto, café, coca-cola, chocolate. Alimentos muito condimentados ou muito ácidos devem ser evitados, bem como bebidas alcoólicas.

Dicas Dentarias

Nunca dê uma mamadeira de suco adoçado para seu bebê, pois seus dentes ou somente a sua gengiva (no caso da ausência de dentes) serão atacados pelo acúcar, podendo causar a chamada cárie precoce de mamadeira, além de facilitar a proliferação de bactérias e a ação dos ácidos na boquinha do bebê. Após cada mamada, limpe sempre a gengiva do bebê com uma gaze umedecida em água.

Higiene com a mãe

Parece incrível mas, em pleno século XXI, algumas pessoas ainda acreditam que mulheres que acabaram de dar a luz não devem lavar os cabelos ou tomar banho com frequência. Essa é uma prática que não é correta. A higiene pessoal da mãe deve ser realizada de maneira habitual, sem nenhuma alteração, evitando apenas o uso de cremes ou pomadas no bico do seio, para que não prejudique a amamentação.

Dicas da Fraldas

Se seu bebê usar fraldas descartáveis, escolha as mais grossas e mais absorventes para serem usadas á noite. Calças plásticas cheias de babados ou estampadas ficam muito bonitas quando usadas sob o vestido. Fraldas descartáveis: Tornam as trocas muito mais simples, podem ser jogadas no lixo quando molhadas ou sujas. Fraldas de pano: São mais caras do que as descartáveis, embora se tornem mais baratas com o decorrer do tempo.

Lavagem de Fraldas

Todas as manhãs, encha dois baldes com água fria e solução esterilizante. Coloque as fraldas sujas, depois que o excesso de fezes foi despejado no vaso sanitário, dentro de outro balde. No dia seguinte, enxágüe as fraldas sujas em água quente antes de secar. Passe as fraldas sujas pelo o programa de lavagem com água quente da máquina de lavar, depois enxágüe e seque.

Limpando o coto umbilical

O coto do cordão umbilical do bebê seca e cai dentro de uma semana após o nascimento. Limpe essa área diariamente para evitar infeção. Limpe as dobras da pele ao redor do coto umbilical com algodão cirúrgico umedecido com álcool puro.

Assaduras

Para reduzir o risco, sempre troque a fralda assim que estiver molhada ou com fezes. Limpe completamente as dobras da pele e exponha o bumbum ao ar sempre que possível.

Dicas do choro

Reconhecendo diferentes choros - Dentro de Algumas semanas, você saberá distinguir os diferentes tipos de choro: fome, aborrecimento, sono, ou necessidade de um agrado. O bebê está aprendendo a conhecer e se comunicar com a mãe.

Hora do Banho

Muitos pais ficam nervosos quando dão banho nos seus bebês pela primeira vez. Dicas para você: Aqueça o quarto para 20 C, e reduza ao mínimo o tempo que ele fica sem roupa. A banheira deve estar numa altura confortável. Use avental impermeável e uma toalha presa na cintura - você pode secar o bebê no colo. Sempre teste a água primeiro e não adicione água quente enquanto o bebê estiver na banheira. Adicione espuma de banho.

Dicas do Sono

Você achará mais fácil deixar seu bebê dormir em cestos ou moisés fáceis de transportar. No começo, alguns pais optarão por ter o bebê recém nascido dormindo com eles, pois fica mais fácil dar as mamadas á noite. Não deixe que o bebê fique muito aquecido, enchendo-o de cobertores, leve em conta sempre a temperatura do quarto. Se o bebê tiver febre, reduza as cobertas, assim ele pode se refrescar.

Troca de fraldas Divertida

Beije e faça cócegas na barriga, lados e pescoço, emitindo sons de soprar. Converse ou cante para ele: os bebês reagem melhor a sons humanos de intensidade alta. Mantenha seu rosto próximo, fazendo expressões animadas. Enquanto limpa o bumbum dele, dobre e estique seus joelhos gentilmente, pois ele rapidamente adotará outras posições diferentes das fetais.

Teste do Pezinho

Após a alta hospitalar, leve o bebê ao Posto de saúde mais próximo de sua casa para colher o exame. Leve o cartão do hospital do bebê. Mostre o resultado ao pediatra.